Quais são as melhores redes sociais para escritórios de advocacia?

Com tantas opções fica difícil escolher qual a melhor rede social para posicionar seu escritório de advocacia no DIGITAL.

A escolha vai depender muito da sua área de atuação, pois antes de tudo é necessário entender o tipo de serviço que será vendido e principalmente a quem você vende estes serviços.

Algumas perguntas a serem consideradas na escolha podem ser:

  • Onde pode atingir o seu potencial cliente?
  • Seu serviço é contratado por uma real necessidade ou pode ser oferecido a pessoas que nem sabem da existência de seus direitos?

Esta última pergunta é a mais importante de todas, pois é ela que afeta toda a estratégia e consequentemente os resultados do seu posicionamento digital.

De qualquer forma, existem muitos outros questionamentos a serem feitos, o fato é que cada rede social tem uma utilidade diferente no mundo jurídico, e a melhor sempre será aquela que produzirá os resultados que você precisa.

Abaixo listamos as redes sociais que mais utilizamos em nossas estratégias de captação de clientes, ou seja, aquelas que utilizamos para gerar resultados aos clientes da iThorus.

Principais redes sociais para escritórios de advocacia

Facebook

É a mais famosa e utilizada rede social da atualidade, ajuda você a se conectar e manter contato com pessoas que fazem parte da sua vida. 

O Facebook é muito indicado para escritórios que atuam em áreas onde a pessoa nem sequer sabe da existência de seus direitos, ou seja, ainda nem sabe que precisa de você.

Para explicar melhor isso, vamos entender a dinâmica do Facebook. A pessoa acessa-o diariamente para consumir conteúdos de entretenimento e, de repente, pode se deparar com postagens ou anúncios e muitas vezes estes passam despercebidos. Então, estes anúncios devem chamar muito a atenção da pessoa que na verdade não está buscando pelos seus serviços.

Neste caso o que deve ser publicado então? Um exemplo de campanha que desperte o desejo na pessoa pode ser: “Você trabalhou com carteira assinada entre os anos X e Y? Você pode ter direito a….”

E, é claro, existem muitos outros casos onde você pode utilizar o Facebook para captar clientes.

Para estar presente na plataforma é necessário criar uma página comercial ao seu escritório, mas antes saiba que ao longo dos anos, o Facebook foi reduzindo o alcance de páginas empresariais, com o objetivo de fazer com que elas invistam no Facebook Ads (ou os chamados “Anúncios Patrocinados”) que é a ferramenta de anúncio pago da plataforma.

Essa ferramenta, se bem utilizada, pode trazer resultados muito significativos para a seu escritório pois permite uma ótima segmentação de público-alvo, ou seja, seus anúncios serão direcionados especificamente para quem tem mais chances de contratar seus serviços.

Instagram

O Instagram também é uma rede social bastante indicada para empresas, e pelo fato de ter sido comprado pelo Facebook, a rede só cresce desde então. Além disso as duas plataformas são muito interligadas entre si e a veiculação de anúncios em ambas as redes é feita pelo “Facebook Ads”.

O conteúdo elementar do Instagram é a fotografia. Com ele, é rápido e fácil tirar fotos com o celular, melhorá-las, adicionar filtros e hashtags, e usar isso para compartilhar em outras redes sociais.

A dinâmica dos anúncios ou postagens no Instagram é a mesma do Facebook, afinal as pessoas que estão lá não estão buscando pelos seus serviços.

Um ponto a se considerar é que o público do Instagram é formado por pessoas mais jovens do que aquele do Facebook então antes de iniciar suas postagens avalie bem se seu público utiliza mais o Facebook ou o Instagram.

Linkedin

É uma rede social que cresceu muito nos últimos anos, e tem uma proposta diferenciada em relação a outras mídias: busca uma identidade profissional, para desenvolver network e interagir, utilizando a rede social como rede profissional.

Com o Linkedin é possível compartilhar conhecimento, informações importantes e oportunidades de trabalho e negócios.

Se o seu público alvo é constituído por empresas, ou seja, se sua área de atuação for a empresarial empresa for B2B, o Linkedin é a rede social ideal para você.

O recurso mais poderoso do Linkedin são os grupos, onde os usuários podem compartilhar informações sobre o seu nicho. É útil também para quem quer estabelecer outros contatos comerciais.

O Linkedin é uma das redes sociais mais indicadas para advogados que prospectam empresários, ou pessoas envolvidas no mundo corporativo. Porém se seu público-alvo é formado por pessoas que não estão neste meio, seu foco deverá ser outra rede social.

WhatsApp

Hoje o WhatsApp é a maior forma de comunicação entre as pessoas e sua versão Business pode ser muito útil nas estratégias de marketing do seu escritório.

Com ele você pode fazer ações que tornem o atendimento do cliente mais personalizado, chamando-o pelo nome, auxiliar em qualquer dúvida, enviar links de pagamento, manter um relacionamento e resgatar clientes que podem ter se interessado pelo seu serviço mas ainda não fecharam um contrato com seu escritório.

O WhatsApp é uma das principais redes sociais que utilizamos para a conversão de um LEAD em cliente.

Youtube

O Youtube além de uma rede social amplamente utilizado por todos para consumir vídeos é considerada a segunda ferramenta de pesquisa mais utilizada na internet, perdendo apenas para o Google. Inclusive, quando buscamos algo no Google, já na primeira página são mostrados os vídeos que estão postados no Youtube sobre o assinto pesquisado.

Então, neste caso, a rede é utilizada para a divulgação de serviços onde a pessoa já saiba da necessidade por seus serviços. Por exemplo, uma pessoa que busque tirar dúvidas sobre “divórcio”.

A importância de escolher a rede certa

Muitos advogados cometem o erro de escolher uma rede social seguindo seus instintos, mas na prática não é assim que deve ser feito.

Primeiro é preciso definir qual seria o seu objetivo de estar naquela rede social. Fazer seu escritório ser reconhecido como autoridade em alguma área de atuação? Atrair clientes qualificados com previsibilidade?

Não tente atingir todo mundo, quanto mais nichado e focado for seu escritório, mais estratégico será o uso das redes sociais.

Dar uma olhada na concorrência pode ser uma boa estratégia, para saber onde advogados do mesmo nicho que o seu estão se posicionando e obter inspiração.

Pense sempre que o objetivo deve ser gerar crescimento para seu escritório através da venda de seus produtos.

Gosto de dizer que número de curtidas ou seguidores NÃO é diretamente proporcional ao faturamento de uma empresa. Por isso é necessário que toda e qualquer ação seja focada em gerar receita, e não em números que não se transformam em dinheiro algum ao seu escritório.

Muitos perguntam se um escritório pode estar presente em todas essas redes sociais que listamos e a resposta é SIM.

Mas será que você terá conteúdo para todas elas? Não seria melhor focar em uma ou duas e alimentar diariamente de conteúdos que vão trazer resultados mais rápidos?

O que esperar de redes sociais?

Nesse aspecto, podemos destacar a função do marketing como uma ferramenta fundamental na comunicação da sua marca com seus clientes, além de ser um grande diferencial para que você obtenha o sucesso que espera.

Afinal, somente número de seguidores e engajamento não significam que sua rede social seja capaz de gerar receita e lucro à seu escritório.

A VENDA é o fruto mais precioso e esperado do marketing bem realizado e tem um papel importante no crescimento do seu negócio, fique muito atento a profissionais que prometem número de seguidores ou curtidas.

Redes sociais são apenas “MEIOS” e não devem ser encarados como “FINS”.

Se você acredita que a sua presença digital lhe trará ótimos resultados e busca alguma empresa especializada no Marketing Jurídico nós podemos ajudar. Agende agora mesmo um bate-papo conosco e tire suas dúvidas sobre como podemos fazer seu escritório prospectar clientes todos os dias através do DIGITAL.

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