Quanto custa anunciar na internet? Entenda de uma vez sobre o assunto

Se você usa as redes sociais, o Google, ou outras plataformas, é praticamente impossível que nunca tenha visto um anúncio patrocinado antes. Imagino também que, se você chegou até aqui, é porque já se perguntou quanto custaria veicular um anúncio da sua empresa e fazê-la ser vista na internet.

Saiba que anunciar na internet NÃO custa caro e, os valores cabem no seu orçamento. É exatamente o que abordaremos neste artigo, será explicado exatamente tudo sobre os custos das principais plataformas de anúncios na internet, como pagar pelos anúncios e, por último, quanto você deve investir.

Modalidades de Cobrança

Antes de começarmos, é muito importante que saiba a maneira pela qual a cobrança é feita pelas plataformas, pois existem duas modalidades de custos, o CPC (Custo por Clique) e o CPM (Custo Por Mil impressões). Logo abaixo explicaremos melhor o que cada um deles significa e em quais plataformas são encontrados

CPC

A primeira forma de cobrança, como o próprio nome já diz, é feita de acordo com a quantidade de cliques que um anúncio recebe. Ou seja, você só é cobrado caso alguém clique no seu anúncio.

Esta forma de cobrança é utilizada normalmente pelo Google nos anúncios da chamada Rede de Pesquisa, quando ocorre o anúncio por palavras-chaves.

CPM

A segunda modalidade de cobrança se dá pela quantidade de vezes que o seu anúncio é mostrado ao público-alvo. Isto, na linguagem do Marketing Digital, é chamado de IMPRESSÃO.

Neste caso, a cobrança pela publicidade é feita de acordo com a quantidade de vezes que uma pessoa vê a publicação patrocinada.

Mas, ATENÇÃO, se a mesma pessoa vê uma publicação duas vezes, são consideradas 2 impressões.

Valores do CPC e CPM

Agora que você entendeu as modalidades de cobrança, deve estar se perguntando como estes valores de CPC e CPM são determinados pelas plataformas.

A resposta para esta pergunta é simples, e o valor não é pré-determinado, isto é, ocorre um LEILÃO. Por isso não existe um valor tabelado a se pagar por um clique ou por impressões.

Como a quantidade de espaços publicitários disponíveis nas plataformas são limitados, para que um anúncio apareça é necessário que ele ganhe o leilão. Se você achou tudo isso tudo é muito complicado, não se preocupe! O ajuste dos lances é feito de forma automática pelas plataformas, mas o anunciante pode estimular um valor limite que está disposto a pagar por aquela impressão ou clique.

Afinal quanto custa anunciar?

Após falarmos em leilão, lances e todos estes termos, acredito que você tenha se questionado sobre quanto efetivamente custa anunciar nas plataformas. Finalmente agora falaremos a respeito.

Na verdade, o custo de se fazer um anúncio no Google e no Facebook é determinado exclusivamente pelo anunciante, ou seja, você escolhe um valor disponível para investimentos, programa a campanha e pode pausá-la e reativá-la quando julgar necessário.

Valores mínimos diários

Afinal, agora que já calculou quanto tem disponível para investir, qual é o valor mínimo? Para isso falaremos das duas principais fontes de tráfego pago atualmente, o Facebook Ads e o Google Ads.

Facebook/Instagram

Os valores mínimos diários para que um anúncio seja veiculado no facebook atualmente giram em torno de 6 reais, porém, como dito anteriormente, o anunciante pode veicular as campanhas nos dias que julgar necessário, sem nenhum tempo mínimo.

Google Ads

O Google não estipula um valor mínimo diário de investimento, mas para que sejam sentidos resultados é ideal que sejam investidos a partir de R$ 5,00 ao dia.

Como já foi dito anteriormente, o valor determinado anteriormente será utilizado conforme a campanha obtenha cliques.

Os orçamentos configurados na plataforma de anúncios do Facebook/Instagram serão usados durante todo o dia de forma distribuída e ao final do dia, o orçamento diário será usado como um todo. Já no Google, não necessariamente, o valor total do orçamento diário será utilizado, dependendo da quantidade de cliques recebidos.

Oscilações de gastos diários

Em ambas as plataformas é normal que em um dia seja gasto um valor abaixo ou acima do orçamento configurado, porém o gasto mensal nunca ultrapassará o valor resultado da multiplicação do orçamento diário pela quantidade de dias.

Por exemplo, se você configurar uma campanha para gastos de R$6,00/dia, ao final de um mês de 30 dias serão R$180,00. Poderá ocorrer de que em um dia a campanha gaste R$6,70, mas ao final do mês não gastará mais que R$180,00.

Formas de pagamento

Agora que você já sabe como é feita a cobrança pelos anúncios e os valores mínimos diários de cada plataforma, deve estar se questionando sobre as formas de pagamento e existem diversas modalidades, sendo que as mais usadas são através de cartão de crédito ou boleto

Formas de pagamento no Facebook Ads

Boleto

Ao escolher pagar por boleto, os anúncios são veiculados na modalidade pré paga, como um plano de celular. Esta modalidade evita que ocorram surpresas ao final do mês, quando chegam as faturas do cartão de crédito, porém requer uma maior atenção ao saldo restante da conta de anúncios pois após o seu fim os anúncios são pausados.

Cartão de Crédito

Esta é a forma mais rápida de se iniciar a anunciar e os pagamentos são pós pagos e funcionam como uma “linha de crédito”.

Desta forma, quando um valor pré-determinado pela plataforma é atingido, é gerada uma cobrança no seu cartão de crédito. Esta “linha de crédito”, normalmente começa com valores baixos e após o passar do tempo vai aumentando gradativamente.

No início, é comum que sejam feitas muitas cobranças com valores baixos, por exemplo, de 5,00 todos os dias.

Após algumas semanas ou meses, o número de operações diminui e o valor das cobranças aumenta. As cobranças passam a ser feitas conforme o gasto éacumulado em 300,00; 500,00; 1000,00, ou mais dependendo de quanto o anunciante investe ao mês.

Orçamento ideal a ser investido

Tratando-se de anúncios, é difícil estipular um orçamento que seja ideal sem antes conhecer a atividade de uma empresa, os seus objetivos e metas. Além disso, a definição de um valor a ser investido em anúncios depende, primeiramente, de quanto uma empresa pode investir no momento, quantas pessoas quer atingir diariamente, etc.

Se você chegou até aqui e ficou interessado em saber um valor ideal a ser investido em anúncios pela sua empresa, envie-nos uma mensagem no Whatsapp e será um prazer ajudar a você com esta ou quaisquer outras dúvidas.

Inscreva-se no formulário abaixo para receber conteúdos exclusivos sobre anúncios online e temas relacionados.

Entre para nossa lista VIP

Receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar uma cópia dos seus dados neste site.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção dos seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail.