O Marketing digital para empresas

O marketing digital traz inúmeros benefícios para as empresas, principalmente para aquelas que visam crescimento, buscam impulsionar suas vendas e desejam otimizar seus custos.

A internet vem mudando a cada dia a forma como as empresas podem atrair mais clientes para seus produtos ou serviços, gosto de dizer que o marketing digital veio para democratizar o que antes era acessível a poucas empresas.

Antes, negócios eram obrigados a despender de altas quantidades para investir em publicidade, como anúncios na TV, rádio, jornais, revistas, panfletos… e essas eram as únicas formas de alguém descobrir as ofertas ou serviços da empresa. Hoje, felizmente tudo mudou, e PARA MELHOR!

O celular fica na mão do brasileiro, e é consultado para todas as atividades e necessidades do dia a dia. Precisa de um produto ou serviço? A primeira coisa que fazemos é consultar na internet e somos fisgados pela comparação de valores, prazos de entrega e outras facilidades.

A verdade é que os consumidores confiam muito na internet para ajudar em qualquer tomada de decisão.

Com isso, entra o marketing digital, que tem várias táticas e estratégias que podem auxiliar a sua empresa a aparecer e vender mais, permitindo um retorno alto sobre o investimento que é baixo.

Vantagens

O Marketing digital é mensurável

Com ele é possível medir em detalhes os resultados obtidos em cada campanha, e saber o que funciona e o que não funciona para a sua empresa. Assim, você pode decidir em quais ações continua investindo, ou seja, que te já te deram retornos positivos e quais ações deve abandonar.

É possível calcular o ROI (Retorno sobre o Investimento) e o CAC (Custo de Aquisição de Cliente) e usar esses resultados para auxiliar na tomada de decisão.

Essas métricas fornecem informações muito importantes, permitindo que sejam monitorados os desempenhos do marketing, além de poder gerar mais vendas e aumentar a satisfação de seus clientes.

É segmentável

Segmentação é o processo de separação do público-alvo conforme seus interesses, e a partir daí, promover ações com foco muito maior.

De forma simplificada, segmentar é utilizar seu orçamento de Marketing apenas com pessoas que têm potencial de se tornarem clientes.

Segmentando, conseguimos nos relacionar apenas com o público que tem curiosidade pelo que se oferece e isso faz com que o Marketing Digital seja uma estratégia menos intrusiva e mais certeira do que o tradicional.

Afinal, seus clientes em potencial podem estar em momentos de interesses diferentes. Alguns podem ainda não conhecer seus produtos ou serviços e por isso vale uma comunicação introdutória. E para quem está mais perto de comprar pode se interessar por um teste, por que não?

Atração gratuita

Há possibilidades de atrair seus clientes através de busca orgânica pelo google, email marketing ou redes sociais e isso tudo pode ser feito de forma gratuita, ou quase gratuita.

Gosto de ressaltar isto porque mesmo que não seja investido em mídia, devemos considerar como investimentos o tempo empregado na produção dos conteúdos orgânicos.

Com ações e estratégias de marketing de conteúdo, você pode fazer com que as pessoas encontrem a sua empresa e seus produtos com um custo muito baixo, porém para que um conteúdo seja posicionado nos resultados de busca orgânica leva-se um bom tempo. Então é sempre bom fazer um balanceamento entre o tempo e o investimento, dependendo de qual for a sua estratégia pode-se escolher por tráfego orgânico ou pago (através de anúncios).

Audiência

A produção de conteúdo possibilita a construção de uma base, ou seja, uma audiência que acompanha suas postagens e está a todo momento em contato com sua empresa. Ela pode ser conquistada através dos emails cadastrados, assinantes de blog, seguidores nas redes sociais, etc.

Esses contatos, ao longo do tempo, se tornam um ativo fundamental para a empresa, e o seu negócio acaba virando referência no mercado.

Gosto de ressaltar que se uma empresa possui uma boa base, ou seja, uma carteira de contatos bem construída, ela pode ter muito poder e possibilidade de geração de caixa em suas mãos. Pois, com o marketing digital podemos fazer campanhas direcionadas à pessoas que já conhecem sua marca e os retornos são infinitamente melhores do que em campanhas com pessoas que nunca ouviram falar sobre sua atividade.

Custo benefício

A combinação de todos esses benefícios que falamos até agora faz com que o marketing digital gere bons resultados, mesmo se você não tiver muito dinheiro para investir no momento, pois é possível controlar muito bem o orçamento diário de uma campanha.

O segredo está em aplicar recursos com ideias inteligentes e boas ferramentas, o investimento tem muito mais retorno do que se você estivesse aplicando estratégias tradicionais.

Para as pequenas empresas esses benefícios ficam ainda mais evidentes, pois geralmente, elas possuem poucos recursos para promover seus produtos e serviços.

Na internet, boas ideias têm mais valor do que o dinheiro. A estratégia certa e o direcionamento correto podem te fazer ganhar muito dinheiro. Mas infelizmente vários empreendedores e empresários ainda não aproveitam esse potencial todo, por desconhecerem essas técnicas e ferramentas, ou talvez por terem receio de apostar no poder da internet.

Ferramentas de Marketing Digital

São muitas as ferramentas que você pode utilizar, deixo abaixo as que considero como sendo as principais:

·         Anúncios pagos em redes sociais (nossa especialidade e o que mais acreditamos)

·         Redes sociais: são as mais utilizadas para construir relacionamentos entre as marcas e os consumidores

·         Vídeos: maneira dinâmica de apresentar sua empresa e seus produtos ou serviços

·         Email marketing: focado na captação de novos clientes.

·         Blogs: exige pouco investimento financeiro e você poderá trabalhar vários níveis de conteúdo

·         Webinars: vídeos que podem combinar cursos com tutoriais de como usar seu produto

·         SEO: melhora sua posição em sites de busca

Essas são as ferramentas mais utilizadas e para cada uma delas existe uma linguagem adequada e estratégias diferentes a serem exploradas.

Por isso, tenha uma equipe que saiba desenvolvê-las, isso é fundamental para que sejam gerados resultados eficientes através delas.

Como tirar melhor proveito

O investimento em marketing, como todo investimento, deve ser medido. Por isso, estabelecer metas que possam indicar esse retorno é fundamental, e existem vários parâmetros que vão te ajudar a avaliar esse desenvolvimento, conforme já dissemos antes.

A pesquisa de mercado, que também pode ser feita de forma digital, também pode ser uma grande aliada, pois por meio de plataformas automatizadas, é possível realizar projetos completos de pesquisa junto a consumidores reais, para ouvir a opinião a respeito de uma determinada campanha ou produto.

Com os consumidores cada vez mais conectados, as empresas que não investem em estratégias de marketing digital vão perdendo território.

Por isso, a influência da internet na decisão de compra cresce na mesma proporção que o número de usuários da rede, que estão cada vez mais exigentes e não se contentam apenas com serviços e produtos de qualidade mas também querem um atendimento personalizado e eficiente.

O poder de decisão está nas mãos do consumidor, e por isso é preciso que a empresa disponha de boas estratégias para atraí-lo e o marketing digital é a melhor alternativa para isso.

Com o número de usuários que acessam as redes sociais, alcançar o público alvo exige um investimento de dinheiro e tempo.

Além de fazer campanhas pagas nas mídias sociais, é importante investir em profissionais para fazer as postagens e acompanhar os resultados das campanhas.

Contratar uma consultoria especializada em marketing digital pode ser uma boa ideia para alavancar seu negócio, pois pode poupar muito tempo e mão de obra de seus funcionários, além de custar muito mais barato que um funcionário.

Se você tem uma meta de crescimento para o seu negócio e gostaria de bater um papo, agende uma sessão estratégica gratuita com um de nossos consultores e será um prazer para nós falar com você e ajudar em suas necessidades.

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