Análise de Dados – Por que é tão importante mensurar seus resultados?

Quem não mensura resultados não está fazendo marketing corretamente, pois de nada adianta que você se esforce para alavancar a venda de produtos e serviços da sua empresa se você não se importa com a mensuração de resultados, e deixa de lado um lado bem estruturado do plano de como é feita a avaliação de desempenho das ações que você pratica.

É uma análise fundamental se você procura avaliar qual foi o desempenho atingido ou não por suas estratégias e é um processo tão criativo quanto a escolha da mídia, seleção do público-alvo e o alinhamento que você pode fazer com a equipe de vendas, antes de colocar suas ideias em prática.

Mas antes de definir quais são as melhores estratégias de marketing para o seu negócio, trace quais objetivos você deseja atingir, para poder mensurá-los depois.

Essa é uma ótima maneira de dividir seus objetivos em partes, e isso facilita na hora de gerar relatórios de suas ações realizadas ou em andamento.

O famoso ROAS (Retorno sobre o Investimento em Anúncios) é a métrica mais famosa do marketing e ajuda muitos empreendedores. É uma ferramenta importante, pois possibilita que você e a equipe façam um acompanhamento dos dados, oferecendo a oportunidade de avaliar se o seu investimento está tendo um retorno positivo, ou se o esforço deve ser reavaliado, através de outras estratégias mais eficazes.

Faça testes e mais testes até que você consiga encontrar a melhor alternativa para sua empresa.

Defina Metas de Marketing

Primeiro, definir metas é um dos passos mais importantes. Estabeleça metas e objetivos através do seu plano de marketing. Pode por exemplo, ser uma campanha de anúncios do Facebook Ads ou um anúncio de vídeo no YouTube para garantir mais visibilidade da sua marca. Se isso tudo não estiver bem definido, você jogará o dinheiro investido nessas ações fora.

Mensure o desempenho

Faça também um acompanhamento de como suas campanhas ou ações estão se desempenhando, e faça isso diariamente. Quanto mais meticuloso for, mais você conseguirá ver nos primeiros dias se sua ação está tendo retorno positivo ou não. E a partir daí, você poderá mensurar o quão importante ela está sendo para o público-alvo.

Outro tipo de mensuração importante é calcular dados através do tempo de permanência dos visitantes no seu site ou blog. Não é só contar acessos, mas você poderá mensurar a viabilidade de um blog ou site através do tempo de permanência que cada visitante teve. O Google Analytics é um grande aliado nessa tarefa.

Se a sua empresa fez abordagens através de vídeos em seu canal do Youtube ou página do Facebook, a melhor maneira de mensurar o sucesso ou fracasso dessa estratégia é ficar atento ao número de visualizações dos vídeos, além de outras métricas que existem nessas mídias. E são grátis.

O Google Ads e o Facebook Ads são as principais e mais importantes ferramentas de anúncios no ambiente online. Sem dúvida, elas possuem a melhor segmentação, e é a maior ferramenta de busca que dispõe de uma visibilidade cada vez maior às empresas e marcas.

Através de anúncios e banners você pode avaliar o resultado de suas campanhas através do número de cliques que cada um de seus anúncios teve, além de outros dados, que ajudarão você a criar e mudar estratégias futuras.

Testes e Mais Testes – Execute Rapidamente

Ainda, quando falamos em monitoramento de ações de marketing, você deve ter a palavra teste em sua mente.

É a partir dos testes que você e sua equipe serão capazes de avaliar qual foi o índice de desenvolvimento e alcance de cada ação, para poder investir ainda mais nas estratégias que deram certo.

Esse tipo de ação permite que você obtenha respostas rápidas e eficazes de cada ação que você fez no ambiente online.

O trabalho dos profissionais de marketing deve se basear em um trabalho de testes e pesquisas constantes, para poder alcançar resultados positivos.

A possibilidade é uma maneira de monitorar e avaliar seus resultados.

Utilização da tecnologia e acompanhamento de indicadores

Softwares de gestão e aplicativos ajudam no gerenciamento de todo negócio, e ainda automatizam tarefas. Uma das maiores vantagens deles é que eles oferecem relatórios consistentes sobre os resultados de maneira simples e objetiva.

É a forma mais simples de fazer a mensuração de resultado.

De nada adianta impor objetivos sem verificar se eles foram alcançados. Por isso, você pode mensurar a taxa de conversão ou de rejeição do seu e-commerce, por exemplo. O importante é que os indicadores sejam pertinentes e ofereçam um panorama realista sobre o atingimento ou não das metas.

Quanto mais complexa for a sua operação, mais importante será mensurar os resultados.

Além de permitir que você acompanhe a efetividade de todos os processos, do trabalho dos colaboradores e das ferramentas utilizadas, é possível também saber quanto o retorno corresponderá ao esperado de acordo com o investimento inicial.

Isso é fundamental para corrigir problemas eventuais ou melhorar processos, visando tomar melhores decisões de forma geral.

Com esses dados em mãos, qualquer gestor pode ter muito mais segurança ao propor novas estratégias e determinar os orçamentos necessários para novas ações.

Uma mensuração de resultados adequada precisa de dados e indicadores confiáveis, e disso dependerá o resultado e o sucesso do seu negócio.

Segundo o Sebrae, medir resultados permite que você:

·         Identifique, de maneira quantitativa e qualitativa o desempenho de cada ação que a sua empresa realiza.

·         Tome decisões de ajuste do seu negócio

·         Cancelamento de uma ação

Formas de medir os resultados do seu negócio

Através das campanhas de marketing você consegue entender quantos dos seus clientes estão chegando à fase de compra a partir das redes sociais ou de publicidade, possibilitando assim que você mensure os resultados

E pelo clima organizacional, você conseguirá entender como seus funcionários se sentem trabalhando na empresa e como isso pode melhorar.

Como falamos, para tornar seu negócio escalável, é preciso gerar resultados. É simples, mas você deve entender qual é o resultado que você está gerando.

O mais importante de tudo é pensar nos resultados. É muito melhor que você venda primeiro e construa depois do que ficar muito tempo dedicando para construir alguma coisa e não vender nada.

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