Facebook Business realmente funciona?

Empresas no mundo todo estão usando o que conhecemos como Facebook Business que é uma plataforma do Facebook voltada exclusivamente para negócios e conta com várias funcionalidades focadas no universo profissional.

Essa plataforma permite que a marca interaja diretamente com o público, facilitando a divulgação dos seus serviços e produtos, e é indicada para empresas de todos os tamanhos.

O potencial de alcance da rede é enorme, pois o Facebook possui 2 bilhões de usuários mensais e pode facilmente direcionar seu negócio até o seu publico alvo.

Dos 2 bilhões de usuários, mais de 100 milhões são espalhados pelo Brasil. Por isso, o Facebook para empresas acabou se tornando uma das principais ferramentas de divulgação para empresas no Brasil.

Afinal, as empresas devem ir onde os clientes estão, e boa parte da população mundial está no Facebook.

Há várias funcionalidades que são exclusivas para contas comerciais, por isso jamais utilize seu perfil pessoal para uma conta que é comercial, ou terá as possibilidades dentro da plataforma muito limitadas.

No perfil pessoal, por exemplo, há limitação de até 5 mil amigos, e já no perfil comercial essa limitação não existe, é ilimitada.

Os perfis pessoais também não oferecem personalização avançada. Não é possível criar anúncios, através de um perfil pessoal ou administrar perfis com diferentes usuários, enviar mensagens em massa, e ter acesso aos dados de suas publicações, em várias opções que não estão disponíveis para usuários com perfil pessoal.

Ou seja, se você quer impulsionar seu negócio, gerar mais engajamento e interagir com seus clientes, crie uma página para sua empresa o quanto antes.

Na prática, você deve criar uma conta do seu negócio através do site business.facebook.com ou se você já possuir uma conta, é só fazer o login direto no site.

Depois que a conta estiver criada, foque na identidade da sua marca.

Preencha detalhes importantes como:

·         Segmento do negócio

·         Informações sobre o produto ou serviço oferecido

·         Definição da identidade visual

·         Localização

·         Telefone para contato

·         Horário de funcionamento da empresa

·         Coloque imagens para o perfil e a capa, bem chamativas. Se possível faça-as com um profissional.

Tudo isso irá ajudar seu publico a encontrar o negocio e facilitar a interação e identificação com a empresa.

Se houver alguma mudança quanto ao serviço prestado, local, marca faça a mudança na sua página rapidamente. É importante que a página do seu Facebook esteja sempre atualizada.

Na página da sua empresa, você pode definir diferentes usuários para terem acesso às funções. Os níveis existentes são: administrador, editor, moderador, anunciante, analista e gerente de empregos. Cada um pode ter suas próprias permissões para facilitar o trabalho no dia a dia, e também para que você tenha total controle do que será postado.

Estratégias de marketing que podem ser usadas no Facebook Business

Você pode criar conteúdo utilizando textos, imagens, vídeo, e fazer um direcionamento para o post de seu site, criar eventos e colocar anúncios.

Mas é extremamente importante que você defina uma estratégia dentro da página da sua empresa no Facebook Business para que não fique nada bagunçado e confuso.

Pode ser que no meio de tantas opções, você não consiga definir muito bem uma estratégia.

Como dica, você pode montar um calendário de publicações, para que o conteúdo seja postado de forma constante. Pense sempre que o Facebook é uma rede social, e as pessoas que estão ali não estão interessadas somente em comprar ou contratar serviços.

Por isso o conteúdo deve sempre ser rico e chamativo, e sempre direcionado à venda.

As pessoas devem se sentir próximas e confiantes em relação à sua marca.

Hoje, muitas empresas estão presentes no ambiente virtual, e podemos dizer que obrigatoriamente devem estar presentes nas redes sociais, pois é onde as pessoas estão. Mas é um processo que precisa ser bem trabalhado, não adianta nada criar uma página no Facebook apenas por criar, sem aplicar as funcionalidades que a plataforma oferece.

 Chatbot é uma das ferramentas mais utilizadas, pois foi criado para facilitar a comunicação entre empresa e cliente. Trata-se de um software capaz de conversar com a pessoa de maneira mais natural.

Parte do atendimento é automatizada no chatbot, e seu objetivo é solucionar dúvidas de forma rápida e reduzir o tempo da equipe. Tem sido utilizado por várias empresas que desejam ser mais assertivas com o cliente.

Integração com o Messenger e o Instagram

O Messenger é uma plataforma de mensagens instantâneas, do próprio Facebook, e permite que os clientes entrem em contato com a sua empresa. Também é possível programar mensagens automáticas que podem ser enviadas durante o período que sua empresa está fechada, por exemplo, o que possibilita não deixar o cliente sem atendimento.

Se a sua empresa possuir uma conta no Instagram, o perfil do Facebook também pode ser integrado, e o seu público poderá visualizar suas fotos sem sair da rede.

O principal foco dessa integração é o cadastro de perfil comercial no Instagram, pois a rede utiliza os dados informados na pagina do Facebook como telefone, e-mail, e localização para atualizar o perfil no Instagram.

O gerenciador de negócios do Facebook também permite publicar os anúncios criados no Instagram.

Gerenciador de negócios

É o recurso mais utilizado pelas empresas, e que mais oferecem benefícios dentro da rede social. Através dele, você pode criar promoções e anúncios.

Esse recurso pode ser feito diretamente pelas publicações, dentro do gerenciador de negócios ou na página inicial do painel administrativo, guiado pela opção “promover”, o que vai segmentar o público desejado.

Ele também permite que o usuário crie anúncios para veicular dentro da rede, com a finalidade de alcançar o público-alvo desejado, informando a faixa etária, interesses, localização e outras características.

Para usar todas essas ferramentas que mencionamos acima, faça um planejamento de Marketing Digital, para alinhar o objetivos da empresa com a rede social, e crie estratégias para alcançar o seu publico. A produção de um bom conteúdo pode trazer muitas oportunidades para o seu negocio, e ainda vai alcançar o seu publico de maneira interativa.

Agora você conhece o Facebook Business você pode começar a aproveitar as oportunidades de relacionamento e negócios oferecidos por essa rede social e conquistar mais clientes!

Se você ficou com alguma dúvida sobre o conteúdo, ou gostaria que nós implementássemos uma estratégica específica para o seu negócio, nós estamos à disposição para conversar com você pelo WhatsApp ou pelo E-mail.

Será um prazer falar com você.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar uma cópia dos seus dados neste site.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção dos seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail.